BIBLIOS

  Ciências References Management System

Visitor Mode (Login)
Need help?


Back

Publication details

Document type
Conference papers

Document subtype
Full paper

Title
Avaliação de desempenho de tecnologias VPN atuais

Participants in the publication
Carlos Rodrigues (Author)
Nuno Cruz (Author)
LASIGE

Summary
Hoje em dia a utilização de Redes Virtuais Privadas (em inglês VPN) está cada vez mais em voga. O ritmo binário alcançado com a utilização de VPN é bastante importante na medição do desempenho das mesmas, mas não é o único critério que deve ter sido em conta. Em ambientes computacionais mais limitados ou que devem atender ao tratamento de dados de natureza crítica, a utilização de CPU é um fator de elevada importância, bem como a latência.\nNeste trabalho pretende-se avaliar o ritmo binário alcançado, latência, utilização de CPU e perda de pacotes para as diversas cifras suportadas pela OpenVPN, Wireguard e IPsec (strongSwan), utilizando o sistema operativo Linux. Vão ser testadas num ambiente com suporte a aceleração de hardware (AES-NI), com ligações de 1 Gbps e apenas as cifras recomendadas para cada VPN serão tidas em conta.

Date of Submisson/Request
2022-06-18
Date of Acceptance
2022-07-11
Date of Publication
2022-09-09

Event
INForum 2022

Publication Identifiers

Address
Guarda, Portugal

Organizers
Politécnico da Guarda

Keywords
VPN OpenVPN Wireguard IPSec UNIX

Download

Export

APA
Carlos Rodrigues, Nuno Cruz, (2022). Avaliação de desempenho de tecnologias VPN atuais. INForum 2022, -

IEEE
Carlos Rodrigues, Nuno Cruz, "Avaliação de desempenho de tecnologias VPN atuais" in INForum 2022, Guarda, Portugal, 2022, pp. -, doi:

BIBTEX
@InProceedings{56831, author = {Carlos Rodrigues and Nuno Cruz}, title = {Avaliação de desempenho de tecnologias VPN atuais}, booktitle = {INForum 2022}, year = 2022, pages = {-}, address = {Guarda, Portugal}, publisher = {} }