Document type
Academic documents
Document subtype
Master's dissertation
Title
O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
Participants in the publication
Carla F. N. Rodrigues (Author)
Ana C. C. B. Henriques (Co-adviser)
Carlos M. R. Albuquerque (Co-adviser)
Dep. Matemática
Summary
Este estudo tem por base a prática de ensino supervisionada realizada num colégio privado em Lisboa, no ano letivo 2021/22, numa turma de Economia do 10.º ano de escolaridade, incidindo sobre a unidade didática de generalidades acerca de funções reais de variável real. O presente trabalho de cariz investigativo tem como objetivo caracterizar os conhecimentos e as competências que os alunos do 10.º ano mobilizam na resolução de tarefas de modelação, com recurso à tecnologia, e como este processo contribuiu para a aprendizagem de funções. A intervenção letiva contemplou 9 aulas, onde foram mobilizadas estratégias de ensino exploratória e direto, recorrendo a tarefas de modelação aliadas à resolução de problemas e de exercícios, tendo lugar a avaliação formativa e sumativa. A metodologia de investigação adotada seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa de estudo de caso. Para realizar a recolha de dados foram mobilizadas técnicas de observação participante acompanhada de alguns registos áudio e vídeo; recolha documental das tarefas que envolviam a modelação matemática e a aplicação de um questionário no final do conjunto de aulas. Os 27 alunos da turma foram participantes do estudo, tendo sido acomodadas as questões de natureza ética ao longo do trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos desenvolvem conhecimentos matemáticos e extra matemáticos aliados a competências como a informação e comunicação, o raciocínio e resolução de problemas e o pensamento crítico e criativo. A aprendizagem de conceitos através da modelação, suporta os alunos na construção do seu conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa ao possibilitar a mobilização dos conceitos matemáticos em diferentes contextos. Os alunos, na sua maioria, consideram a modelação um caminho útil para a aprendizagem de funções, aliada a aulas exploratórias com tarefas desafiantes e dinâmicas suportadas em contextos reais, com lugar para a discussão em pequeno grupo e em grande grupo, o que permitiu sentirem a utilidade da matemática e aprenderem com o outro. No entanto, para alguns foi desafiante a mais, sentindo-se fora da sua zona de conforto, por não saberem à partida qual a estratégia de resolução e quais os conhecimentos que devem ser mobilizados.
Date of Publication
2022-07-28
Institution
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Publication Identifiers
Document Identifiers
URL -
https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57423