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Document subtype
Master's dissertation
Title
O contributo do feedback na avaliação de tarefas de duas fases, no tema dados e probabilidades, numa turma do 7º ano do ensino básico
Participants in the publication
Fábio A. O. Lourenço (Author)
Hélia M. A. P. Oliveira (Co-adviser)
Carlos M. R. Albuquerque (Co-adviser)
Dep. Matemática
Summary
Este trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado em ensino de matemática, tem como objetivo compreender a eficácia do feedback, oral ou escrito, no processo de ensino-aprendizagem na temática Dados e Probabilidade, numa turma do 7.º ano, a partir da avaliação de tarefas em duas fases. A aprendizagem decorrente da avaliação das tarefas realizadas em dois momentos, um primeiro na sala de aula e, após feedback, fora dela, configura um instrumento de avaliação ao serviço da aprendizagem. Este método assenta numa perspetiva formativa de avaliação, centrando o ensino e a avaliação numa única direção: a aprendizagem. Partindo da problemática, a intervenção didática foi conduzida de forma a permitir responder às seguintes questões: Em que medida o feedback fornecido na avaliação de tarefas em duas fases se mostrou eficaz processo de ensinoaprendizagem? Como os alunos percecionam a utilidade do feedback do professor?; Como os alunos percecionam a utilidade do feedback do professor ? A unidade didática incidiu sobre o tópico Dados, em particular, na análise de dados em estatística, num conjunto de 14 aulas. Este tópico, para além de introduzir aos estudantes novos critérios e.g., mediana, histogramas essenciais para a análise de dados, tem como principal intenção desenvolver a capacidade de interpretação e literacia estatística de forma que os alunos possam fundamentar de forma critica as informações estatísticas presentes no dia a dia. Este estudo é de natureza interpretativa, dado que através dos dados recolhidos procurarei explicar e descrever a eficácia que o feedback tem na aprendizagem dos alunos. Os métodos de recolha de dados incluíram a observação participante, com recolha de vídeo, e a recolha documental das resoluções dos alunos das três tarefas em duas fases Foram aplicadas três tarefas em duas fases. O primeiro momento ocorreu na sala de aula, sob a forma de uma ficha de trabalho. Numa primeira etapa, podendo auxiliar-se nos materiais de consulta, e.g., manual, caderno diário, os alunos dispuseram de um tempo limitado para a conclusão da tarefa. Findo esse tempo, os alunos entregaram a tarefa ao professor para avaliação e voltaram, após feedback, agora numa segunda fase, a trabalhar na tarefa em casa. Neste contexto, a avaliação final das tarefas considerou o trabalho realizado na primeira e segunda fase. Os comentários, assumindo a forma de feedback, da primeira resolução, constituíram um bom método para aproximar os alunos no processo avaliativo, promovendo a sua capacidade de autorregulação. A conclusão passou por analisar se, após feedback e na segunda fase, este instrumento representa de facto uma nova oportunidade de aprendizagem.
Institution
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Publication Identifiers
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URL -
https://repositorio.ul.pt/handle/10451/64907
Keywords
Avaliação formativa Probabilidades Ensino-aprendizagem Interacção professor-aluno Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2023