Tipo
Documentos Académicos
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Título
Aprendizagem de Sistemas Operativos através de Problem Based Learning
Participantes na publicação
Sandra Henriques (Author)
Nuno Dorotea (Adviser)
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Mário Calha (Adviser)
Dep. Informática
Resumo
A dimensão investigativa desta intervenção centrou-se, no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem deste módulo, na necessidade de resposta à questão de base: “Será que os alunos demonstram interesse e satisfação na aprendizagem de \\nSistemas Operativos, através da abordagem Problem Based Learning?”. Elegemos a metodologia Problem Based Learning (PBL) por considerarmos ser a que melhor responde à intencionalidade pedagógica pretendida, porque a aprendizagem só se torna verdadeiramente significativa se os alunos se sentirem envolvidos com as temáticas e conteúdos abordados; se encontrarem sentido prático na aprendizagem, potenciando o desenvolvimento do ‘saber-fazer’ e a mobilização de conhecimentos para novas situações. Desenvolvem ainda a autonomia, a responsabilidade, a gestão de tempo, a \\ncomunicação, e a colaboração, permitindo ainda a construção do próprio conhecimento e o desenvolvimento das suas aprendizagens de forma mais significativa. Trata-se de uma aprendizagem centrada no aluno em que o professore orienta e facilita o processo.
Data de Submissão/Pedido
2022-05-31
Data de Aceitação
2022-05-31
Data de Publicação
2022-07-26
Instituição
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Identificadores da Publicação
Identificadores do Documento
URL -
https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57704