Document type
Academic documents
Document subtype
Master's dissertation
Title
O raciocínio matemático dos alunos do 11.º ano de escolaridade no tópico assíntotas ao gráfico de uma função
Participants in the publication
Catarina Parreira Berardo de Ribeiro Dias (Author)
Marisa Quaresma (Co-Supervisor)
Carlos Albuquerque (Co-Supervisor)
Dep. Matemática
Summary
Este Relatório resulta da intervenção realizada no âmbito da prática de ensino supervisionada que decorreu durante no ano letivo 2019/2020, na Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva e consistiu na lecionação de um conjunto de aulas relacionadas com o tópico Assíntotas ao gráfico de uma função, da disciplina de Matemática A, do 11.º ano de escolaridade. Neste contexto, desenvolvi este estudo de cariz investigativo com o objetivo de compreender a forma como os alunos do 11.º ano de escolaridade desenvolvem a sua aprendizagem sobre Assíntotas ao gráfico de uma função, com especial atenção aos processos de raciocínio mobilizados num contexto de abordagem exploratória. O estudo seguiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, com o registo vídeo das aulas lecionadas e a elaboração do diário de bordo, e através de recolha documental das produções escritas dos alunos. A maioria dos alunos apresenta fluência processual e consegue aplicar os processos estudados para determinar assíntotas verticais, horizontais e oblíquas. Quanto à compreensão concetual, nem todos os alunos conseguiram identificar como e quando podem ser utilizados cada um dos processos, nem interpretar criticamente os resultados. Revelaram dificuldade em definir uma estratégia sistemática para determinar as assíntotas. No global das tarefas, os alunos formularam conjeturas com facilidade, mas manifestaram ainda dificuldades na elaboração de justificações formais. A distinção entre justificações informais e justificações formais nem sempre é reconhecida pelos alunos. A generalização foi, essencialmente, concretizada com base naquilo que os alunos verificaram em casos particulares. Para as concretizar foi necessário um questionamento muito estruturado e sistemático da professora. As tarefas de cunho exploratório surgem num contexto que proporciona a utilização de processos de raciocínio matemático, nomeadamente a formulação de conjeturas, generalização e justificação. Os momentos de discussão e síntese final assumiram também um papel determinante no desenvolvimento destes processos e na aprendizagem dos conceitos e dos processos associadas à determinação de cada um dos tipos de assíntotas.
Institution
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Publication Identifiers
Document Identifiers
URL -
https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47058