BIBLIOS

  Ciências References Management System

Visitor Mode (Login)
Need help?


Back

Publication details

Document type
Academic documents

Document subtype
Master's dissertation

Title
Diversidade e factores que influenciam a distribuição dos macrofungos em dois habitats húmidos no Parque Nacional da Gorongosa

Participants in the publication
Amade A. (Author)
Máguas C. (Co-Supervisor)
Dep. Biologia Vegetal
cE3c
Karakehian J. (Co-Supervisor)
UNIVERSIDADE DE NORTHERN ILLINOIS USA)

Summary
Macrofungos podem ser considerados engenheiros químicos dos ecossistemas já que influenciam vários processos chave como a decomposição de matéria orgânica e a reciclagem de nutrientes. Algumas espécies estabelecem interações de parasitismo e simbioses com plantas e animais. Com uma elevada capacidade adaptativa, os macrofungos são muito diversificados e colonizam vários habitats. Neste trabalho estudámos a diversidade e os factores que influenciam a distribuição dos macrofungos em dois habitats húmidos do Parque Nacional da Gorongosa. O foco da pesquisa foi avaliar a diversidade de macrofungos em quatro épocas do ano. Trinta parcelas de 5 x 50 m foram instaladas ao longo das margens de quatro rios permanentes e mensalmente foram colectados dados de macrofungos. De entre as variáveis ambientais, foram selecionadas 11, as quais podem desempenhar um papel importante na distribuição de macrofungos. O estudo resultou em 300 morfo-espécies. Em todas as épocas de colecta foram encontradas muitas espécies do grupo funcional saprófito em vários substratos. Os grupos funcionais micorrízicos e parasitas apresentaram menos espécies. Como esperado, a riqueza morfo-específica atingiu o máximo nos períodos de chuvas e espécies da ordem Agaricales foram dominadas por Marasmius haematocephalus (Mont.) Fr. (1838), Marasmius rotula (Scorp.) Fr. 1837, Tetrapyrgos nigripes (Fr.) E. Horak (1987) e Schizophyllum commune Fr. (1821). A precipitação e a época de colecta foram os factores ambientais que influenciaram a distribuição dos macrofungos nos habitats da floresta de galeria e floresta tropical húmida. Os resultados irão melhorar a compreensão da diversidade e distribuição dos macrofungos no Parque Nacional da Gorongosa, permitindo a implementação de planos de maneio adaptativos que incluam estratégias de conservação de macrofungos e aplicação de macrofungos como indicadores de qualidade dos ecossistemas.

Date of Submisson/Request
2020
Date of Publication
2020

Institution
Consórcio de BioEducação do Chitengo

Publication Identifiers

Keywords
Conservação ecossistema época do ano macrofungos precipitação


Export

APA
Amade A., Máguas C., Karakehian J., (2020). Diversidade e factores que influenciam a distribuição dos macrofungos em dois habitats húmidos no Parque Nacional da Gorongosa.

IEEE
Amade A., Máguas C., Karakehian J., "Diversidade e factores que influenciam a distribuição dos macrofungos em dois habitats húmidos no Parque Nacional da Gorongosa", 2020.

BIBTEX
@MastersThesis{55018, author = {Amade A. and Máguas C. and Karakehian J.}, title = {Diversidade e factores que influenciam a distribuição dos macrofungos em dois habitats húmidos no Parque Nacional da Gorongosa}, school = {Consórcio de BioEducação do Chitengo}, year = {2020}, OPTtype = {Documentos Académicos} }