BIBLIOS

  Ciências References Management System

Visitor Mode (Login)
Need help?


Back

Publication details

Document type
Journal articles

Document subtype
Full paper

Title
O Contexto dos Hidrocarbonetos como Fonte de Energia Principal, Perspetivas e Algumas Implicações para o Futuro do Desenvolvimento Humano

Participants in the publication
Rui Pena dos Reis (Author)
Nuno Pimentel (Author)
Dep. Geologia
IDL

Summary
Apresenta-se neste trabalho uma visão abrangente do papel que os hidrocarbonetos têm tido e previsivelmente\ncontinuarão a ter na nossa sociedade moderna. Essa visão engloba não só as questões energéticas, em sentido\nestrito, mas também as implicações que a atividade de pesquisa e exploração de hidrocarbonetos tem tido e\npoderá vir a ter no futuro. Entre estas, destacam-se a questão do CO2\n nas alterações climáticas e o potencial do\nseu armazenamento em reservatórios de hidrocarbonetos. Abordam-se também outras valências e aplicações\ndecorrentes do know-how adquirido pela indústria, tais como a Geotermia, a pesquisa de Lítio e de Urânio, ou\naté mesmo a monitorização de emanações naturais poluentes. Termina-se este trabalho com a valorização do\nlegado científico e técnico da indústria, que importará continuar a estimular e aplicar aos desafios do futuro.

Editor(s)
DGEG

Date of Publication
2021

Institution
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Where published
Bolteim de Minas

Publication Identifiers
ISSN - 00008-5935

Address
Lisboa, Portugal

Organizers
DGEG

Publisher
DGEG

Volume
55
Number
2

Number of pages
12
Starting page
315
Last page
326


Export

APA
Rui Pena dos Reis, Nuno Pimentel, (2021). O Contexto dos Hidrocarbonetos como Fonte de Energia Principal, Perspetivas e Algumas Implicações para o Futuro do Desenvolvimento Humano. Bolteim de Minas, 55, 315-326. ISSN 00008-5935. eISSN .

IEEE
Rui Pena dos Reis, Nuno Pimentel, "O Contexto dos Hidrocarbonetos como Fonte de Energia Principal, Perspetivas e Algumas Implicações para o Futuro do Desenvolvimento Humano" in Bolteim de Minas, vol. 55, pp. 315-326, 2021.

BIBTEX
@article{54856, author = {Rui Pena dos Reis and Nuno Pimentel}, title = {O Contexto dos Hidrocarbonetos como Fonte de Energia Principal, Perspetivas e Algumas Implicações para o Futuro do Desenvolvimento Humano}, journal = {Bolteim de Minas}, year = 2021, pages = {315-326}, volume = 55 }