BIBLIOS

  Ciências References Management System

Visitor Mode (Login)
Need help?


Back

Publication details

Document type
Journal articles

Document subtype
Full paper

Title
O Potencial da Bacia Lusitânica – Passado, Presente e Futuro

Participants in the publication
Nuno Pimentel (Author)
Dep. Geologia
IDL
Rui Pena dos Reis (Author)

Summary
Neste trabalho apresenta-se uma resenha das atividades de pesquisa de hidrocarbonetos que ao longo do século XX se desenrolaram na Bacia Lusitânica, realçando a crescente confiança e aposta das empresas, apoiadas pela tecnologia (em particular a prospeção sísmica) e pela contribuição de investigadores nacionais e estrangeiros. Destaca-se primeira “época dourada” dos anos 70-80, com quase toda a bacia onshore concessionada para\\npesquisa e exploração, seguida de uma fase de “acalmia”, com ressurgimento na passagem para o século XXI, no qual se aborda o papel das empresas na ligação às Universidades e alguns projetos desenvolvidos nesse âmbito. Numa segunda parte, caracterizam-se tecnicamente os elementos e os processos dos três sistemas\\npetrolíferos identificados na bacia, relacionados com os principais níveis geradores, atestando o seu potencial efetivo. Numa terceira parte aborda-se o futuro da bacia em termos da rentabilização de todos os seus recursos, não só energéticos, mas também de outras índoles, incluindo os recursos humanos formados (e por formar) nesta “bacia-escola”. Conclui-se acerca do potencial técnico, científico e económico da Bacia Lusitânica, numa perspetiva de desenvolvimento.

Editor(s)
DGEG

Date of Publication
2021

Where published
Boletim de Minas

Publication Identifiers
ISSN - 00008-5935

Address
Lisboa,

Publisher
DGEG

Volume
55
Number
1

Number of pages
20
Starting page
95
Last page
114


Export

APA
Nuno Pimentel, Rui Pena dos Reis, (2021). O Potencial da Bacia Lusitânica – Passado, Presente e Futuro. Boletim de Minas, 55, 95-114. ISSN 00008-5935. eISSN .

IEEE
Nuno Pimentel, Rui Pena dos Reis, "O Potencial da Bacia Lusitânica – Passado, Presente e Futuro" in Boletim de Minas, vol. 55, pp. 95-114, 2021.

BIBTEX
@article{54855, author = {Nuno Pimentel and Rui Pena dos Reis}, title = {O Potencial da Bacia Lusitânica – Passado, Presente e Futuro}, journal = {Boletim de Minas}, year = 2021, pages = {95-114}, volume = 55 }