BIBLIOS

  Sistema de Gestão de Referências Bibliográficas de Ciências

Modo Visitante (Login)
Need help?


Voltar

Detalhes Referência

Tipo
Documentos Académicos

Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado

Título
Realidade Aumentada

Participantes na publicação
Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento (Author)
Neuza Pedro (Adviser)
José Coelho (Adviser)
LASIGE

Resumo
No âmbito de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino da Informática na Universidade de Lisboafoi realizado uma Intervenção Pedagógica e consequentemente um relatório que procurará documentar esta experiência pedagógica. O tema da intervenção foi a Realidade Aumentada. \\nEsta intervenção decorreu entre fevereiro, e março do ano de 2021, num total de 12 aulas. Este projeto de intervenção pedagógica foi realizado na sede do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, na Escola Secundária Eça de Queirós, na turma do 11º ano do Curso Profissional de “Técnicos de Multimédia”, na unidade curricular “Produção de Multimédia”, mais especificamente em “Média, Tecnologias Emergentes e Interação”, incidindo sobre o conteúdo de Realidade Aumentada.\\nDe acordo com o referencial de RVCC Profissional, com este módulo pretende-se utilizar tecnologias emergentes para produzir produtos multimédia, para tal procedeu-se a uma Análise de aplicações de R.A, ao mesmo tempo que foram introduzidos os Conceitos Básicos de R.A e se fez uma exploração ao uso de Plataformas de desenvolvimento de R.A. \\nConsiderando a natureza dos conteúdos e a metodologia utilizada pela professora cooperante demonstrada na observação das aulas, foram aplicados alguns dos princípios da metodologia Project Based Learning, com o intuito de preparar os alunos deste curso para a vida profissional que, em breve, estarão prestes a iniciar. \\nEm termos de conteúdos para os estudantes, neste projeto foi realizado: \\n• a introdução de conceitos elementares de R.A; \\n• a tipificação de equipamentos e componentes de R.A; \\n• a identificação dos problemas mais comuns em R.A; \\n• a atividade em que os alunos experimentaram apps de RA e realizaram uma análise crítica de uma aplicação para telemóvel que continha elementos de RA \\n• um miniprojecto, que consistiu em criar uma aplicação para telemóvel de R.A, através da plataforma Unity e o SDK Vuforia. \\n• a apresentação desta aplicação.\\nOs métodos utilizados foram, principalmente o método expositivo e o método ativo, conforme a decisão definida desde a fase inicial de planeamento e também devido a eu não poder estar presencialmente no local das aulas.\\nEste projeto também inclui uma dimensão investigativa sobre a RA na Educação.

Data de Submissão/Pedido
2021
Data de Publicação
2021-07-30

Instituição
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Identificadores da Publicação


Exportar referência

APA
Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento, (2021). Realidade Aumentada. Neuza Pedro, José Coelho,

IEEE
Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento, "Realidade Aumentada", 2021.

BIBTEX
@MastersThesis{54611, author = {Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento}, title = {Realidade Aumentada}, school = {INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA}, year = {2021}, OPTtype = {Documentos Académicos}, OPTmonth = {July} }