BIBLIOS

  Sistema de Gestão de Referências Bibliográficas de Ciências

Modo Visitante (Login)
Need help?


Voltar

Detalhes Referência

Tipo
Artigos em Revista

Tipo de Documento
Artigo Completo

Título
OS HERBÁRIOS COMO RECURSOS EDUCATIVOS DINÂMICOS E INTERDISCIPLINARES

Participantes na publicação
Cristiana Vieira Vieira (Author)
UNIVERSIDADE DO PORTO
Sofia Viegas (Author)
UNIVERSIDADE DO PORTO
CIUHCT

Resumo
Resumo\\\\\\\\nOs herba?rios sa?o colec?o?es biolo?gicas que incluem o material de refere?ncia para todos os que precisem de identificar ou preservar plantas, fungos ou algas. Estas colec?o?es foram usadas inicialmente pelos professores/me?dicos/herbalistas no se?culo XVI e mais tarde, nas primeiras viagens de explorac?a?o cienti?fica, tornaram-se uma ferramenta essencial para todos os coletores e bota?nicos. A contextualizac?a?o dos herba?rios do ponto de vista da histo?ria das cie?ncias pode ampliar os usos de um herba?rio e reforc?ar a sua versatilidade. Desta perspetiva, os herba?rios transcendem a sua func?a?o de reposito?rio, refletindo contextos para ale?m dos da esfera cienti?fica, espelhando as poli?ticas de desenvolvimento governamental, educacional e econo?mico de um pai?s. O Herba?rio do Museu de Histo?ria Natural e da Cie?ncia da Universidade do Porto e? uma colec?a?o reconhecida mundialmente como o Herba?rio da Universidade do Porto (PO) e e? uma colec?a?o de refere?ncia da flora Portuguesa, contendo colec?o?es histo?ricas, privadas e acade?micas constitui?das desde o se?culo XIX. Tomando como ponto de partida o herba?rio (colec?a?o bota?nica desidratada entre papel) e o Herba?rio da Universidade do Porto (como instituic?a?o responsa?vel da organizac?a?o e conservac?a?o de va?rios tipos de colec?o?es bota?nicas), este trabalho mostra como os herba?rios e os Herba?rios sa?o vei?culos para a compreensa?o de assuntos de va?rias esferas e materializam a sua interconexa?o, promovendo uma aprendizagem de cara?cter global, fomentando a sua conscie?ncia histo?rica e ci?vica.\\\\\\\\nAbstract\\\\\\\\n\\\\\\\\nHerbaria are biological collections that include reference material for anyone who needs to identify or preserve plants, fungi or algae. These collections were used by the first professors/doctors/herbalists in the 16th century, and later, on the first voyages of scientific exploration becoming an essential tool for all collectors and botanists. The contextualization of herbaria from the point of view of the history of science can broaden the uses of a herbarium and reinforce its versatility. From this perspective, herbaria transcend their repository function, reflecting contexts beyond those of the scientific sphere, mirroring a country's government, educational and economic development policies. The Herbarium of the Museum of Natural History and Science of the University of Porto is a collection recognized worldwide as the Herbarium of the University of Porto (PO) and is a reference collection of Portuguese flora, containing historical, private and academic collections since the 19th century. Taking as its starting point the herbarium (dehydrated botanical collection between paper) and the Herbarium of the University of Porto (as the institution responsible for the organization and conservation of various types of biological collections), this paper shows how herbaria and Herbaria are vehicles for the understanding of subjects from various spheres and materialize their interconnectedness, promoting a global learning, fostering their historical and civic awareness. Keywords: Historical collections; Herbaria; Interdisciplinary studies.\\\\\\\\n\\\\\\\\n

Data de Publicação
2019-12-29

Suporte
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces

Identificadores da Publicação
ISSN - 2178-2911

Editora
Portal de Revistas PUC SP

Volume
20

Número de Páginas
18
Página Inicial
638
Página Final
656

Identificadores do Documento
DOI - https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp638-656
URL - http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp638-656

Keywords
Colec?o?es histo?ricas Herba?rios Estudos Interdisciplinares


Exportar referência

APA
Cristiana Vieira Vieira, Sofia Viegas, (2019). OS HERBÁRIOS COMO RECURSOS EDUCATIVOS DINÂMICOS E INTERDISCIPLINARES. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 20, 638-656. ISSN 2178-2911. eISSN . http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp638-656

IEEE
Cristiana Vieira Vieira, Sofia Viegas, "OS HERBÁRIOS COMO RECURSOS EDUCATIVOS DINÂMICOS E INTERDISCIPLINARES" in História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, vol. 20, pp. 638-656, 2019. 10.23925/2178-2911.2019v20espp638-656

BIBTEX
@article{45896, author = {Cristiana Vieira Vieira and Sofia Viegas}, title = {OS HERBÁRIOS COMO RECURSOS EDUCATIVOS DINÂMICOS E INTERDISCIPLINARES}, journal = {História da Ciência e Ensino: construindo interfaces}, year = 2019, pages = {638-656}, volume = 20 }