BIBLIOS

  Ciências References Management System

Visitor Mode (Login)
Need help?


Back

Publication details

Document type
Journal articles

Document subtype
Full paper

Title
A cultura visual médica no virar do século XIX: da cronofotografia aos primórdios do cinema

Participants in the publication
Maria Estela Jardim (Author)
Dep. Química e Bioquímica
CCMM - Centro de Ciências Moleculares e Materiais 
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Nádia Vera Jardim (Author)

Scope
National

Refereeing
Yes

Summary
O cinema permitiu a possibilidade de capturar fenómenos científicos relacionados com o movimento que, de outro modo, apenas com a fotografia e o desenho seria impossível. As técnicas cinematográficas devem muito a E. Muybridge e E-J. Marey. Marey começou a registar os movimentos dos corpos patológicos em 1888, através da cronofotografia, identificando funções biológicas como fenómenos mecânicos e realizando filmes sobre a fisiologia do corpo. A partir de 1897, vários médicos começaram a usar o cinematógrafo como ferramenta para a investigação e ensino. Em 1897 John Macintyre dirigiu filmes, combinando as duas técnicas, cinema e raios-X. Um dos primeiros cientistas a produzir um filme microcinematográfico foi Julius Ries, que trabalhou no Instituto Marey. O cinema médico foi também exibido em reuniões científicas. Foi o caso do cirurgião Doyen, um dos primeiros a dirigir filmes ilustrando técnicas cirúrgicas. Alguns dos seus filmes, identificados e restaurados na Cinemateca Portuguesa, foram projetados em reuniões científicas, como o Congresso Internacional de Medicina e Cirurgia de Lisboa (1906). O neurologista Egas Moniz usou o cinema para medir o tempo entre os movimentos de contração produzidos pela patologia neurológica, mioclonias. Nesta investigação examinamos o papel do cinema como método de representação pictórica e estudo experimental em medicina.

Date of Publication
2019-04-22

Institution
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Where published
Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Publication Identifiers
ISSN - 0303 - 7762

Address
Lisbon,Portugal

Publisher
Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Volume
17
Number
suplemento nº 3

Number of pages
4
Starting page
21
Last page
24

Keywords
Fotografia cronofotografia cinematografia história da medicina cultura visual


Export

APA
Maria Estela Jardim, Nádia Vera Jardim, (2019). A cultura visual médica no virar do século XIX: da cronofotografia aos primórdios do cinema. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 17, 21-24. ISSN 0303 - 7762. eISSN .

IEEE
Maria Estela Jardim, Nádia Vera Jardim, "A cultura visual médica no virar do século XIX: da cronofotografia aos primórdios do cinema" in Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, vol. 17, pp. 21-24, 2019.

BIBTEX
@article{44946, author = {Maria Estela Jardim and Nádia Vera Jardim}, title = {A cultura visual médica no virar do século XIX: da cronofotografia aos primórdios do cinema}, journal = {Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical}, year = 2019, pages = {21-24}, volume = 17 }